[LIVRO] A culpa é da licença poética


 A licença poética é permitida para que o escritor tenha toda a liberdade para manipular as palavras, para que ele possa passar tudo o que pensa ao leitor.


Primeiramente, só vou falar do LIVRO. E, depois mais pra frente posto dando minha crítica sobre o filme. 
Oi oi, gente! Estava aqui olhando minha estante de livros, e peguei um que meu deu tanta saudade dos sentimentos que tive quando o lia. Foi no ano de 2013 que me indicaram para ler A culpa é das estrelas, como na época poucas pessoas sabiam sobre o livro não li muitos comentário. Fui na livraria e comprei o livro...de promoção! Quase chorei de emoção \ o /
Bom, não sou muito de ler livros rápidos, geralmente demoro porque gosto de apreciar a obra, e sei que ao terminar vou ficar com aquela depressão pós-livro. Mas fui surpreendida com a leitura de A culpa é das Estrelas, devorei em menos de uma semana. Até porque é bem fininho o livro, e a leitura é suuper agradável e leve. Confesso que a única ideia em volta do livro que eu tinha era que seria bem teen. E, novamente, fui surpreendida. Não há só assuntos adolescentes, mas uma narrativa interessante, e reflexiva do valor das nossas vidas. E como as pessoas ao nosso redor são de suma importância para o nosso viver.





Logo nos primeiros momentos vivenciamos o dia a dia (monótono) de Hazel Grace, uma adolescente que sonha em conhecer seu autor preferido do seu livro preferido: Uma Aflição Imperial de Peter Van Houten. Com quem aprendeu que o esquecimento é algo inevitável para todos. Ah, sim... Ela sofre com um cancro na tiroide, que evoluiu para uma metástase no pulmão e faz com que ela tenha que andar com um cilindro de oxigênio e uma cânula no nariz para conseguir respirar. Em seu Grupo de Apoio, conheceu um tal de Augustus Waters. Alto, de olhos azuis e cabelos castanhos. Gosta de videogames, músicas e livros...coisas comuns como qualquer outro adolescente. E, também, sofre de uma doença. Teve até que amputar uma das pernas em decorrência de um câncer nos ossos. Ele não fuma, mas está sempre com um cigarro na boca...é meio que uma metáfora. Gus tem um melhor amigo chamado Isaac, que é um amor, gente! Adoro tanto esse personagem ♥  Que, bem, teve câncer no olho e provavelmente vai ficar cego.
  


A vida de Hazel está limitada a um certo número, assim ela vive o seu dia a dia sem esperanças de mudar algo no mundo, ou mudar algo na sua vida. Com o Gus ela começa a enxergar um mundo de oportunidades. A vida dela é frágil, mas não ela. Hazel é uma garota forte, com sonhos, e cheia de vida que por causa de um “porem” toda sua história já tem um fim definido. Assim pelo menos era o que todos esperavam. Na história dos dois, Hazel e Augustus, vemos duas pessoas diferentes em certas coisas, mas iguais em outras. Augustus teme o esquecimento e está desesperado para deixar uma marca no mundo. Hazel, por outro lado, não se importa com isso, ela acha que é uma granada e que quanto menos pessoas ela machucar quando explodir, melhor. Vocês acham que Augustus se importa de ser machucado por Hazel Grace? Quando a vontade de viver fala mais alto que uma doença quem se importa em cometer erros? Suas vidas estão limitas mesmo...

O livro vai lhes arrancar sorrisos e lágrimas, suspiros e raiva. Mas não se preocupem, não vão se arrepender. 
Ah, meu livro, A culpa é das estrelas, Seria uma honra ter o coração partido por você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário